October 06, 2007

Monstros Marinhos



Várias pessoas que visitam o Blog me perguntam como é o meu processo de criação. Então, para poder responder a todos, farei um pequeno resumo

Eu gosto de desenhar no papel, com lapiseira 05 e grafite 2b. Para mim é muito especial o traço que a própria mão realiza. Essa linha que o grafite descobre e que torna determinados desenhos únicos e especiais.

Não tenho um único processo para criar. Cada história tem uma narrativa diferente, uma cor diferente e o desenho será aplicado em um formato que vai limitá-lo. O divertido é buscar a criação que responda a essas e outras características.

A técnica que utilizo no geral é a aquarela porque é a que meu desenho se adaptou e se valorizou. Sou completamente autodidata nessa técnica. Aprendi observando e experimentando.

O papel que venho trabalhando há alguns anos é o Arche - rugoso fino - 300gr, um papel de fabricação francesa da Canson que dá uma distribuição muito delicada da aguada e um acabamento aveludado. Além de ter um tratamento antifungo, o que para nosso clima tropical é essencial. Os pincéis são de pelagem das mais variadas formas e tamanhos e todos importados. A aquarela é a inglesa Winsor&Newton em tubo, o que facilita o uso e a conservação desse tipo de material. Para cobrir a linha do desenho eu uso nanquin, cor avelã, também da W&N e uma pena Conté. E alguns azulejos para diluir a tinta.

Não digitalizo as imagens e nem aplico qualquer efeito de acabamento em softwears.

Utilizo o computador para criar projetos gráficos, diagramação, etc.

Os originais são enviados pelo correio, bem embalados, juntos de uma boneca do livro e outros dados pra montagem.

Algumas etapas do desenvolvimento das imagens podem variar um pouco, mas basicamente é assim.

um abraço!

4 comments:

Camila Carrossine said...

Legal vc repartir isso...eu penso que o método é tão interessante quanto o trabalho final num trabalho artístico... seu trabalho é muito bonito!!!

Anonymous said...

Olá, Elisabeth,

Legal as dicas que você deu. Acho gentil da sua parte,compartilhar os seus conhecimentos com as pessoas que admiram o seu trabalho, bem como com ilustradores que estão começando a carreira.
Depois que o livro fica pronto, as ilustrações retornam pra você ou se tornam propriedade da editora ou do autor do livro?
Um abraço

Sidney

Belinha Fernandes said...

Obrigada por partilhar!

Bruno Fernández said...

Muy buena tu descripcion.
Gracias por visitar mi Blog y dejar un comentario.
:-)